Como Imprimir Documentos pelo Android

Mesmo com todos os conteúdos digitais que existe hoje em dia, ainda assim é preciso ter documentos impressos. Geralmente utilizamos o PC para enviar documentos à impressora, mas é possível realizar a mesma tarefa com seu smartphone ou tablet, por isso hoje vamos te ensinarcomo imprimir documentos pelo Android.
Para seguir esse tutorial você precisará de um Conta Google ( ou uma e-mail do Gmail ), habilitar o Google Cloud Print e escolher uma ou mais impressoras no PC e instalar o aplicativo Cloud Print no seu dispositivo. Em primeiro lugar instale o aplicativo pela Play Store:

logo-app
Google Cloud Print
Google Inc.
0  
qrcode-app

Agora vamos configurar uma impressora pelo PC. Inicie o navegador Google Chrome ( não, não funciona em outro navegador ) e acesse as configurações conforme a imagem abaixo:
impressao-pelo-android-1
Na tela de configurações você deve rolar a página até encontrar o “Google Cloud Print” e depois clique no botão “Gerenciar” para encontrarmos uma impressora instalada no PC.
impressao-pelo-android-2
Estamos na tela de dispositivos e perceba que já existem dois dispositivos abaixo de “Meus dispositivos”. Vamos adicionar mais um clicando no botão “Adicionar impressoras”.
impressao-pelo-android-3
O Google iniciará uma pesquisa para encontrar quais impressoras estão instaladas em seu computador. No exemplo abaixo apenas uma impressora foi listada, e já está selecionada automaticamente. Clique no botão “Adicionar impressora(s)” para que sua impressora será armazenada no Google Cloud Print.
impressao-pelo-android-4
Se tudo correr bem, o Google mostrará uma mensagem de sucesso. Agora você deve clicar no link “Gerenciar suas impressoras”.
impressao-pelo-android-5
Na próxima tele serão exibidas todas as impressoras cadastradas em sua Conta Google e no Google Cloud Print. A impressora que adicionamos anteriormente já aparece na lista e também está apta para imprimir documentos a partir de dispositivos móveis.
impressao-pelo-android-6
Finalizamos a configuração no computador, portanto agora vamos prosseguir para o Android. Nesse momento estou assumindo que você já instalou o aplicativo Cloud Print no seu smartphone ou tablet. Inicie o aplicativo e informe qual Conta do Google será acessada no Cloud Print.
impressao-pelo-android-7
Na tela seguinte o Google mostrará algumas opções para adicionar impressoras via dispositivo móvel, mas como já adicionamos anteriormente você só precisa tocar em dos botões “Concluído” que aparecem. Agora você deve escolher a impressora padrão para o seu Android, basta tocar sobre o nome da impressora que aparece na lista.
impressao-pelo-android-8
Assim que tocar no nome da impressora o aplicativo perguntará se você quer configurá-la como padrão e também já pode imprimir uma página de teste. Deixe a opção “Imprimir página de teste” marcada e depois toque no botão “Sim”.
No aplicativo Google Cloud Print também é possível localizar arquivos no dispositivo, permitindo que você envie diversos documentos para uma mais impressoras da sua Conta Google.
impressao-pelo-android-9
É bom ressaltar que esse aplicativo faz o link inicial entre suas impressoras e o Android. Porém não é obrigatório realizar suas impressões por ele, ou seja, a partir desse momento é possível imprimir qualquer documento em outros aplicativos.
Abaixo tenho um documento aberto no aplicativo “Documentos”. Trata-se de um arquivo Microsoft Word ( .docx ) e posso iniciar a impressão tocando no menu, depois em “Compartilhar e exportar”.
impressao-pelo-android-10
Agora escolha a opção “Imprimir”. Repare que na tela seguinte o aplicativo exibe a impressora padrão do Cloud Print, mas você pode escolher outra impressora antes de tocar em “Imprimir”.
impressao-pelo-android-11
Uma das principais vantagens em utilizar o Google Cloud Print é que você pode realizar impressões remotamente, como por exemplo: Você está no trabalho, mas precisa imprimir uma apostila para ou trabalho para levar na faculdade, basta configurar a impressora de sua casa no seu dispositivo Android e pronto, você vai visualizar o documento no smartphone, mas ao imprimir vai escolher a impressora de casa ( você evitará uma bronca do chefe e ganhará preciosos minutos antes de sair de casa ).


ESCOLA ANDROID

Nenhum comentário