Como Ocultar Álbuns de Fotos e Vídeos no Android

A privacidade é uma das principais preocupações de quem tem um dispositivo móvel, visto que temos fotos, vídeos, e-mails e outros arquivos particulares em mãos e podemos perdê-los de uma hora para outra. Mesmo que você não seja roubado pode ocorrer de uma criança ou colega engraçadinho do trabalho pegar seu smartphone e ver todos os seus álbuns sem autorização.

Pensando nisso vamos te ensinar como ocultar álbuns de fotos e vídeos no Android. Nesse tutorial vamos utilizar dois métodos: o primeiro via gerenciador de arquivos e o segundo através de aplicativos gratuitos que, além de oferecer mais recursos para os seus álbuns também oferece métodos práticos para proteger os mesmos. Então vamos lá…

Método #1 – Ocultando Fotos e Vídeos por Gerenciador de Arquivos
Para concluir esse método será necessário ter um aplicativo de gerenciamento de arquivos ( Sério?! ). Nesse tutorial vamos utilizar o ES Gerenciador de Arquivos, mas você pode usar o Astro ou qualquer um de sua preferência.
Geralmente as fotos são armazenadas na pasta sdcard ou DCIM/Camera. Então inicie o gerenciador de arquivos e navegue até a pasta de fotos.
ocultar-fotos-videos-android-1
Na pasta de fotos temos que criar uma pasta oculta, nela serão armazenadas as fotos e vídeos que você precisa. Para criar a pasta oculta toque em “Novo” como sinal de “+” acima dele. Depois escolha um nome para a nova pasta, mas coloque um ponto “.” na frente do nome que escolher ( esse é o pulo do gato para ocultar seus arquivos ).
ocultar-fotos-videos-android-2
Assim que você tocar em “OK” a pasta oculta será criada e naturalmente você não verá a mesma. Para visualizar as pastas ocultas você deve acessar o menu do ES que fica no topo superior esquerdo ( com três barras horizontais empilhadas ), depois toque em “Ferramentas”, role o menu até encontrar a opção “Mostrar ficheiros oculto” e toque nessa opção para habilitá-la.
ocultar-fotos-videos-android-3
Repare que agora a pasta oculta está sendo exibida normalmente. Agora é só mover os arquivos que desejar para dentro dessa pasta, assim eles estarão visíveis quando alguém abrir seus álbuns de fotos. A partir de agora você só poderá visualizar suas fotos a partir do gerenciador de arquivos.
ocultar-fotos-videos-android-4
Por mais que esse seja um método simples, saiba que existem outras formas de ocultar suas fotos com mais praticidade, continue lendo e confira o segundo método que preparamos.

Método #2 – Ocultando Fotos e Vídeos por Aplicativos

Acredito que esse seja o método mais prático para ocultar seus álbuns no Android. Por isso separamos 4 aplicativos gratuitos e muito interessantes para agilizar essa tarefa no seu dispositivo. Vamos à eles:

Gallery Plus

O Gallery Plus talvez seja aquele que conta com mais funcionalidades para gerenciar e ocultar fotos no Android. Entre os principais recursos estão:
  • Filtro para selecionar fotos ou vídeos;
  • Múltiplas seleções;
  • Backup na Nuvem;
  • Oculta uma foto ou uma galeria/álbum por completo;
  • Permite que outros aplicativos possam usar suas funcionalidades para ocultar fotos e vídeos;
  • Permite escolher entre o armazenamento interno e externo antes de ocultar;
  • Ocultamento automático a partir uma foto que acabou de tirar;
  • O usuário pode escolher uma senha de bloqueio aos álbuns
ESCOLA ANDROID

Nenhum comentário