Android 5.1 tem recurso para proteger seus dados em redes inseguras

Mesmo com os alertas sobre segurança, as pessoas continuam se conectando a redes Wi-Fi abertas. O Google parece preocupado pelo menos em ajudar os usuários do Android, com um provável novo recurso chamado Google VPN, que deverá permitir que os dados trafeguem de forma segura mesmo em redes suspeitas.

O recurso foi descoberto pelo site Pocktables na versão 5.1 do sistema operacional, distribuída apenas para donos do Nexus 6 (ainda não lançado no Brasil), mas ainda desativado.

A versão inclui um aplicativo de serviços de conectividade do Google, encontrado no sistema de gerenciamento de apps. Procurando mais a fundo, foi possível encontrar um assistente de Wi-Fi, provavelmente feito para ser ativado em caso de conexões desprotegidas.

Assim foi encontrado a mensagem pop-up que diz “para ajudar a protegê-lo em redes Wi-Fi abertas, seus dados serão transmitidos de forma segura por uma VPN do Google”. Ao aceitar, o usuário é levado a outra mensagem para confirmar a conexão VPN, mas isso ainda não funciona, assim como as páginas de suporte relacionadas ao assunto.

Nada é oficial até o momento, mas faz todo o sentido para o Google e para o Android, visto que o roubo de dados em redes desprotegidas é um tipo de cibercrime que está em alta, principalmente com a proliferação de hotspots e estabelecimentos conectados. A empresa tem os recursos necessários para conseguir manter uma VPN gratuita e segura para seus usuários.

Se você não sabe o que são as VPNs, o Olhar Digital explica nesta matéria como elas funcionam e as razões pelas quais você deveria ser adepto delas.

Nenhum comentário