Android domina mais de 80% do mercado internacional de smartphones

Um estudo publicado nesta quarta-feira, 26, pelo instituto americano IDC mostra que o mercado internacional de smartphones é dominado com folga pelo Android. O sistema operacional do Google já responde por 81% desse mercado, com expectativa de manter a liderança por, pelo menos, mais quatro anos.

Em segundo lugar aparece o iOS, da Apple, que, apesar de colocar a empresa na liderança em termos de lucro e faturamento, ainda amarga tímidos 15% de todo o mercado internacional de dispositivos móveis. O Windows Phone, da Microsoft, responde por 2,6%, enquanto outros sistemas não chegam a 1% de representatividade.

De acordo com o IDC, a liderança do Android se deve, principalmente, aos mercados emergentes. Com países em desenvolvimento comprando cada vez mais smartphones, o preço dos aparelhos com o sistema do Google se torna uma vantagem sobre os produtos da Apple.

Contudo, o mercado não vive seus melhores dias. Em 2015, o instituto registrou um crescimento de 10,4% - uma queda notável em comparação com os números do ano passado (27%). Em toda a indústria, a expectativa de crescimento até 2020 é de apenas 7%.

Fonte: Business Insider