Google será capaz de realizar buscas offline no seu PC

Uma nova patente registrada pelo Google denuncia que muito em breve a gigante da internet será capaz de realizar buscas e encontrar dados que estejam salvos no desktop de seu PC mesmo que sua máquina não esteja conectada à internet – um passo muito além das buscas de arquivos hospedados em servidores e outros sites da web. 

A patente que dita como funcionará o novo mecanismo abrange uma grande variedade de pesquisas unificadas, podendo então se comportar como agem as assistentes Siri e Cortana, da Apple e Microsoft respectivamente, que são capazes de buscar arquivos específicos salvos no HD da máquina. 

A busca realizada pelo Google passaria a explorar também informações de aplicativos nativos, de outras empresas, como o Facebook e também de softwares próprios, como o Google Maps, que passaria a monitorar mais agressivamente o deslocamento do usuário. Além disso, músicas que foram tocadas em players de música - tanto em PC quanto smartphone, também estariam inclusas nas pesquisas.

O Google promete que essas informações não serão repassadas e qualquer pesquisa dentro dos arquivos pessoais do usuário deverá ser previamente autorizada. Para os entusiastas da conectividade total, a nova patente do Google significa um grande passo nas funções oferecidas pelo buscador. Já quem preza por sua privacidade está de cabelo em pé com a nova tendência do gigante de buscas de internet.


Fonte: olhar digital

Nenhum comentário