Golpe no WhatsApp promete mostrar com quem seus contatos estão conversando

A empresa de segurança ESET descobriu um novo golpe no WhatsApp que promete permitir aos usuários saber com quem seus contatos estão conversando. A ação, que inscreve o usuário em um serviço pago de mensagens, atraiu mais de 1,2 milhão de cliques em duas semanas no Brasil.




O usuário recebe um link que garante a ativação do novo recurso, chamado “visualizador de conversas para WhatsApp”. Depois de clicar, o usuário é encaminhado a uma página maliciosa que pede que ele compartilhe o link com seus contatos para a novidade começar a funcionar. Depois de colocar seu número de telefone, o usuário é inscrito em um serviço de SMS cobrado.
Os golpes que usam o WhatsApp para atrair vítimas têm aumentado nos últimos meses. De acordo com a ESET, em 2016 foram identificados nove tipos de golpe, a maior parte deles com o objetivo de inscrever o usuário nos serviços de mensagens pagas.
"Este é mais um caso de campanha fraudulenta que se propaga pelo WhatsApp e que tem como objetivo atingir o maior número possível de usuários. Essa ação segue o mesmo padrão utilizado em outros golpes aplicados pelo aplicativo de mensagens instantâneas que tem como objetivo o ganho financeiro, com a inscrição no serviço de SMS Premium", explica Camillo Di Jorge, presidente da ESET Brasil.

Fonte: olhar digital

Nenhum comentário